Sites Grátis no Comunidades.net

Naturalissima Produtos Naturais



Total de visitas: 177813
Novidades//Últimas Matérias

 


 





  •  





    • CANCER - A ERVA QUE CURA
      Foi pesquisado pela USP e é válida Dr. Panuzza confirmou.


      SE VC CONHECE ALGUÉM QUE TEM CÂNCER, POR FAVOR, ENCAMINHE ESSE E-MAIL. MAS MESMO QUE NÃO CONHEÇA ENCAMINHE A OUTRAS PESSOAS, PORQUE QUEM SABE, ESSAS POSSAM AJUDAR ALGUÉM QUE PRECISE. ALÉM DE CURAR O CÂNCER, ESSA FOLHA TEM OUTROS BENEFÍCIOS.

      ABAIXO SEGUE COMENTÁRIO: FOLHA DE GRAVIOLA

      A folha de graviola cura câncer. Segundo Evandro Romualdo, um amigo lhe confidenciou a seguinte história:


      Que sua esposa após descobrir um câncer no seio que chegou a se espalhar pelo seu corpo, estava praticamente com os dias de sua vida contados.


      Foi então, que descobriu uma publicação sobre o CHÁ DE GRAVIOLA.
      A notícia estava em um site e o título do artigo é CANCER MAGIC BULLET DISCOVERED, but drug giants hushes it up!- 10,000 times stronger than chemotherapy with no adverse side effects...
      Na reportagem eles citam o quanto o extrato da GRAVIOLA é 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia por drogas, e sem efeitos colaterais.
      Citam também a árvore como sendo encontrada na floresta Amazônica Enfim, a esposa dele também tomou o chá, e em dois meses não tinha mais nenhuma seqüela ou ferida.

      Hoje está viva e saudável!

      AQUI FICA A DICA PARA QUEM PRECISAR SE PUDER DIVULGUE QUEM SABE ASSIM CONSEGUIMOS AJUDAR MAIS PESSOAS COM ESSA NOVA DESCOBERTA.

      ABAIXO SEGUEM OS SITES DE CONSULTA:










    Para assistir ao vídeo na íntegra: http://www.lojadaservas.com.br/page2.php
    American College for the Advancement in Medicine:
    http://www.acam.org/
    American Academy of Environmental Medicine: http://www.aaem.com/
    International College of Intergrative Medicine: http://www.icimed.com/
    Meridian Valley Laboratory: http://www.meridianvalleylab.com



    tradutor inglês para português.
    http://www.bussolaescolar.com.br/tradutor.htm


    Que a luz do Senhor resplandeça sobre ti, e que tu a repasse a muitos outros.

    Vamos lá pessoal não economizem o dedo, uma mensagem desta tem que circular, se não der tempo de ajudar estas pessoas pelo menor que levem a esperança, e quem sabe com isto o próprio organismo se supere como ocorrem em vários casos.












     


    Alimentação correta diminui efeitos da Menopausa


    Nutrientes reforçam as funções cerebrais


    Um processo biológico natural do organismo das mulheres, mas muito temido pelos sintomas. A conhecida menopausa pode apresentar diversos efeitos no dia-a-dia da mulher. Ondas de calor, suor noturno, irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço e diminuição da atenção e memória são alguns dos incômodos dessa fase em que a mulher deixa de produzir hormônios, entre os 45 e 55 anos.

    Portanto, a busca por solução ou, até mesmo, a diminuição dos sintomas passa a ser rotina do dia-a-dia das mulheres. Todavia, existe um aliado natural que pode ser bastante benéfico, os alimentos. Os grãos, os cereais integrais, as frutas e as hortaliças são excelentes fontes de nutrientes que podem auxiliar no tratamento da menopausa.

    A ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fitonutrientes ameniza as causas decorrentes dos déficits hormonais, de estrógenos e progesterona.

    Nessa fase, principalmente, o consumo de frutas e castanha do Pará faz toda a diferença. A vitamina C das frutas cítricas torna-se necessária para a síntese de hormônios ovarianos. Já o selênio, da castanha do Pará, além de antioxidante, fortalece as funções cerebrais que durante a menopausa têm uma diminuição. "Uma alimentação adequada é muito importante no período de menopausa. Com o fim do período fértil, o organismo fica muito frágil e os alimentos agem suprindo as necessidades", ressalta a nutricionista Roseli Rossi, da clinica Equilíbrio Nutricional.

    Outro fator que merece atenção é que a menopausa também está associada à osteoporose. Afinal, é o hormônio estrógeno que é o responsável pela conservação do cálcio nos ossos. Neste caso, a nutricionista Roseli dá a dica. "Alimentar-se de vegetais verdes e alimentos fortificados com cálcio é essencial para a garantia da saúde da massa óssea".

    Para garantir um cardápio saudável que possa auxiliar no combate aos efeitos da menopausa, a nutricionista da clinica Equilíbrio Nutricional elaborou um quadro com dicas de alimentos:

    Vitamina E: diminui as ondas de calor.
    Fontes: Sementes oleaginosas e óleos vegetais.

    Vitamina B6: importante para a formação de neurotransmissores (triptofano), melhora o bem estar.
    Fontes: cereais integrais, ovos e grãos.

    Vitamina C: necessária para síntese de hormônios ovarianos.
    Fontes: Frutas cítricas.

    Ácido Fólico: ajuda a repor DNA e diminui o risco de câncer de mama.
    Fontes: vegetais verdes escuros.

    Magnésio: age no bom humor, no relaxamento muscular e na formação de neurotransmissores.
    Fontes: cereais integrais, grãos, beterraba e sementes oleaginosas.

    Cálcio: essencial para garantir a massa óssea e contração muscular. Fontes: Vegetais verdes, leite e derivados. 

    Vitamina D3: reforça o sistema imunológico, melhora a absorção de cálcio.
    Fontes: óleos vegetais.

    Selênio: antioxidante e fortalece as funções cerebrais.
    Fonte: castanha do Pará.

    Ômega 3: melhora as funções cerebrais, impulsos nervosos, regula a ação insulínica - glicose, diminui colesterol ruim (LDL) e melhora a fluidez sanguinea.
    Fontes: linhaça e peixes de água fria. Substâncias fitoestrogenas: possuem ação similar ao hormônio estrógeno.

    Proteínas de alto valor biológico: para evitar o enfraquecimento e a diminuição dos músculos.
    Fontes: ovos, aves e carne bovina.

    Zinco: é necessário para síntese de hormônios, para melhorar as funções ovarianas e otimizar as funções estrogênicas.
    Fontes: Frutos do mar e peixes.







     




     










     O mel  na alimentação






    aém de adoçar, o mel combate infecções e melhora a digestão
    Só não vale aquecer no microondas ou ele perde a ação nutritiva




    Quando a tosse incomoda, você logo apela para umas colheradas de mel. Mas as propriedades deste líquido açucarado vão muito além do combate à gripe e a problemas respiratórios, segundo a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde. "Além de adoçar os alimentos, o mel é fonte de muitos nutrientes. Por isso, é um ótimo substituto para açúcar", afirma a especialista. "Trata-se de um alimento de alta qualidade e energético. Fonte de flavonóides, proteínas, ácidos, vitaminas e enzimas tem ação imunológica, analgésica, anti-bactericida, antiinflamatória e funciona como laxante natural".

    E será que você tem tirado proveito de tudo isso da melhor maneira? Confira a seguir algumas dicas e deixe sua dieta mais saborosa e nutritiva.

    Dor de garganta
    Quando o pigarro incomoda e fica difícil, não demore a tomar umas colheradas de mel. A nutricionista do Mundo Verde afirma que ele contém substâncias como a inibina, de ação bactericida. "Ela impede o crescimento de bactérias que causam problemas respiratórios e de garganta, além de ter ação antifúngica", diz.

    Mais saudável do que o açúcar
    O açúcar branco é fonte de calorias (avaliação de peso) vazias e não oferece nenhum nutriente ao organismo, além da glicose. Já o mel é fonte de fitoquímicos, vitaminas e minerais, ou sejam ele adoça e nutre ao mesmo tempo.

    Mel no microondas
    O mel não pode ir ao microondas. Segundo a nutricionista, se ele for aquecido acima de 40º C, ele perde seu potencial nutritivo. Caso a bebida cristalize, coloque em banho-maria ou sob o sol para torná-lo líquido novamente.

    Duas colheres bastam
    Para usufruir de todos os benéficos do mel, não precisa exagerar. Duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes. As crianças a partir de um ano podem consumir o alimento sem risco de alergia.

    Digestão mais potente
    O mel tem função pré-biótica, favorecendo o crescimento da microbiota intestinal. Isso melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.

    Cobertura para torradas
    Indo ao forno, o mel perde suas propriedades nutricionais. Então, em vez de usá-lo nas receitas, pense no alimento como substituto do açúcar na hora de adoçar chás. Frutas, torradas, pães e tapiocas também ficam uma delícia com algumas gotas de mel acompanhando.

    O mel e as cáries
    Apesar da ação de combate às bactérias, o mel pode servir de alimento para os microorganismos que causam a cárie (como acontece com qualquer alimento fonte de carboidratos).

    Diabetes, um risco
    O mel é fonte de carboidratos simples e de alto índice glicêmico, portanto pessoas com diabetes devem evitá-lo (sob o risco de descontrolar as taxas de açúcar no sangue). Mas ele é mais bem aceito pelo organismo do que o açúcar. "Isso porque 40% da composição do mel é frutose, o açúcar natural das frutas, bem menos prejudicial", afirma a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro

    Coração saudável
    A nutricionista do Mundo Verde cita um estudo recente, que aponta o mel como um agente que protege o organismo contra a doença coronária. "Entretanto o uso deve ser moderado para evitar a obesidade", ressalta Flávia. "O mel tem o poder de revitalizar artérias e veias, reduz os níveis de colesterol sanguíneo pelo seu poder antioxidante", a especialista do Emagrecentro.








      


     













     

















     




     








     







     











     




    Sementes nutritiva




    Dicas e receitas naturais para evitar doenças como câncer e osteoporose



    As sementes de linhaça, abóbora, girassol e gergelim vêm ganhando espaço na gastronomia, pois carregam uma enorme quantidade de nutrientes e são ótimas fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas. A Dra. Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional, explica a função de cada semente e aproveita para dar algumas dicas de cardápio. Confira!


    Linhaça


    Além dos carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, a linhaça possui 27 componentes anticancerígenos e se torna uma ótima aliada na prevenção do câncer de próstata, cólon e pulmão. É a mais rica fonte de ômega 3 (gordura boa) existente na natureza, evitando doenças cardiovasculares.

    Curiosidade: Tem cinco vezes mais fibras que a aveia e contém 100 vezes mais lignina (fibras insolúveis dietéticas) que os melhores grãos integrais.




    Girassol

    Também rica em fibra e vitamina A, a semente de girassol, merece atenção por trazer  gordura monoinsaturada, nutriente responsável por afastar males cardiovasculares. Já o mineral magnésio ajuda na formação do esqueleto e combate a osteoporose.
    Curiosidade: Homens e mulheres precisam de 420 miligramas de magnésio por dia e 100 gramas da  semente de girassol possuem 354 miligramas.


    Abóbora


    Além do potássio, mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial, a semente também é rica em fibras, que funciona bem contra a prisão de ventre e vitamina A, boa para os olhos. Outro diferencial é a grande quantidade de vitamina E, nutriente que combate o envelhecimento.
    Curiosidade: Por dia, homens e mulheres precisam de dois mil miligramas do mineral e a semente de abóbora possui 919 miligramas.



    Gergelim

    Essa semente é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Além de evitar prisão de ventre, hemorróidas e o câncer de colón.
    Curiosidade: Altamente eficaz na lubrificação do intestino, graças a sua ação emoliente e de laxante suave no organismo, pois umedece e lubrifica.


    RECEITAS

    1. Sanduíche de Mussarela de Búfala com Gergelim
    Rendimento: 1 porção

    Modo de Preparo: Higienize os vegetais. Tempere as fatias de tomate, a cenoura ralada e o pepino com azeite, sal e junte a salsinha. Reserve. Corte as fatias do pão sírio ao meio, coloque essa mistura e disponha a mussarela de búfala cortada em fatias sobre esta. Polvilhe com o gergelim e cubra com a outra metade do pão. Sirva a seguir. Se desejar pode aquecê-lo brevemente em forno pré-aquecido para derreter a mussarela.

    Ingredientes:
    58 gramas de pão sírio integral ou 1 unidade média
    28,67 gramas de queijo mussarela de búfala ou 2 unidades pequenas
    30 gramas de tomate ou 2 fatias médias
    12 gramas de cenoura ralada ou 1 colher de sopa
    50 gramas de pepino (cru) ou ½ unidade média
    12 gramas de semente de gergelim ou 1 colher sobremesa
    16,89 gramas de salsinha (crua) ou 1 colher sopa
    2,5 ml de azeite de oliva (extra virgem) ou ¼ colher sopa
    6 gramas de sal refinado ou 1 colher de chá

    2. Suco Hidratante com Linhaça
    Rendimento: 1 porção

    Modo de Preparo: Bata no liquidificador, o mamão, a água de coco e a semente de linhaça até ficar homogêneo. Sirva logo em seguida.

    Ingredientes:
    75,5 gramas de mamão papaya ou ¼ unidade grande
    200 ml de água de coco ou 1 copo médio
    9 gr de semente de linhaça triturada ou 1 colher sobremesa cheia




     


     


    Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2008




     


     


    Chá Verde turbinado






    Turbine seu chá verde com quatro ervas e emargreça mais rápido! Foi a reportagem que me chamou a atenção na banca de jornal da Revista Viva Mais de 19/12/08, edição 481.

    Não tenho o hábito de ler esta revista, mas tudo que se fala do chá verde me chama a atenção, então eu comprei, lí e achei interessante. A reportagem foi baseada num livro chamado 100 Chás e seus Benefícios Medicinais do químico e fitologista Loo Franco.
    Vou fazer no mês de janeiro o Mix de Ervas naturais propposto pela reportagem e ver no que dá. Uma coisa eu tenho certeza o sabor do chá verde ficará mais agradavél.

    DETALHES IMPORTANTES:
    1 . Tome de três a quatro xícaras de chá por dia ? menos que isso, não traz resultados. E mais de quatro pode render irritação no estômago.

    2. Como o teor de cafeína da bebida é alto, ingeri-la antes de ir para a cama pode lhe tirar o sono... Se não quiser correr o risco de passar a noite em claro, evite-a pelo menos quatro horas antes de deitar.

    3. Não faça o chá em grande quantidade ? nem puro nem misturado aos outros ingredientes. Isso porque, depois de 12 horas, os princípios ativos dos alimentos, inclusive o da erva, se perdem por completo.

    4. Só compre o produto em locais que garantam sua procedência. Prefira adquiri-lo em lojas especializadas, com farmacêutico responsável para orientá-la. Pode ser um pouco mais caro, mas sua eficácia é comprovada!

    5. Se sua intenção for a de perder peso, dê adeus ao açúcar para quebrar o amargor do chá. Se mesmo misturado a frutas, hortelã ou gengibre o sabor continuar superincômodo ao seu paladar, prefira adoçante ou mel.

    Atenção!
    ·Por ter um alto teor de cafeína, o chá verde não é indicado para quem tem problemas de úlcera, gastrite e outras alterações no estômago.
    ·Pessoas com dificuldade para dormir precisam evitar o uso ou suspendê-lo à noite.
    ·Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem esquecer a bebida.
    ·Hipertensos ou cardíacos têm de consultar um médico para saber se estão liberados para ingerir o líquido.

    Associação de ervas
    Mais um segredo para potencializar a ação do chá verde no organismo: misturá-lo a outras ervas. Além de deixá-lo mais poderoso, essa combinação muda seu sabor, tornando-o bem mais agradável...

    10 g de chá verde
    10 g de porangaba
    10 g de carqueja
    10 g de hibisco
    10 g de centella

    Ferva 1 litro de água,desligue o fogo. Pegue um punhado (o equivalente a uma mão cheia) da mistura dessas ervas e adicione -as a água . Deixe a infusão descansar por 15 minutos abafada. Para amenizar o sabor forte das ervas, experimente, ainda, colocar algumas folhas de hortelã ou lascas de gengibre. Depois, coe tudo e beba o chá ainda quente ou morno. Se quiser adoçar, não use açúcar.

    As ervas e seus benefícios
    Porangaba(cordia salicifolia)- auxilia na perda de peso agindo inclusive na gordura localizada. Também estimula o sistema circulátorio e é diurética.

    Carqueja (baccharis genisteloides)- é altamente diurética. Estimula as funções estomacais, facilita a digestão e é eficaz na diminuição de gordura no sangue. Inibe ainda a absorção de açúcares no intestino.


    Centella (centella asiática)- Calmanete, melhora a fadiga mental. é diurética e auxilia na eliminação de água das células gordurosas.


    Hibisco(Fucus sabidariffa)- ajuda na redução de gordura, regulariza o intestino e elimina a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento.


    Chá Verde (camellia sinensis) - queima a gordura, pois estimula a quebra dessas moléculas e facilita a sua eliminação. Ainda acelera o metabolismo, desintoxica o organismo e facilita a digestão.


     


     
    os alimentos que passaram de vilões a mocinhos

    O café tem efeito positivo no humor e em alguns casos de depressão Enquete Qual alimento você ainda considera prejudicial à saúde? Abacate Café Chocolate Ovo enquanto a ciência tentava comprovar a parcela de culpa da alimentação nos problemas de saúde, uma lista crescente de alimentos ia para o "banco dos réus" e para fora dos pratos de muita gente. Foi dessa forma, por exemplo, que o ovo virou inimigo número 1 de quem precisava reduzir o colesterol e o café, um veneno para quem sofria de gastrite. » Colesterol ou triglicérides: qual pesa mais na sua saúde? » Chat: tecle sobre o assunto Felizmente, os avanços nos estudos, nos últimos anos, mostraram que certos "vilões", além de saborosos, são, na verdade, mais mocinhos do que aparentam. Não apenas porque se descobriu que esses alimentos também apresentam nutrientes que fazem maravilhas ao organismo. Mas, especialmente, pela comprovação de que o verdadeiro perigo está na forma como se come - e não necessariamento no alimento que é consumido. A receita de bem-estar e vida longa em frente à mesa é simples, garante o médico Paulo Olzon Monteiro da Silva, chefe da disciplina de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Alguns alimentos devem ser ingeridos com parcimônia, em quantidades reduzidas",orienta o médico. Confira, a seguir, os mitos e verdades relacionados a alguns alimentos que passaram de vilões a mocinhos:

    Abacate: o que diziam dessa fruta: muito calórica, era proibida na dieta de quem desejava emagrecer. Por ser bastante oleoso, algumas pessoas acusavam o abacate de ser um alimento rico em colesterol. Detalhe: esse tipo de gordura só existe em fontes de origem animal. Ou seja, jamais seria encontrado em uma fruta. qual o seu lado mocinho: por conter pouca água, a fruta tem alta concentração de vitaminas e minerais. O abacate é ainda benéfico para o sistema digestivo, para o fígado e para o sistema imunológico. E olhe a ironia: por ser rico em ácido oléico (uma gordura monoinsaturada, gordura do bem que dá a oleosidade da fruta), o abacate previne o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL).
     Café: o que diziam da bebida: que provocava gastrite, elevação da pressão arterial, agitação e insônia. Corriqueira no cardápio nacional, a bebida, que inclusive dá nome ao desjejum (café da manhã), era ainda relacionada à má absorção de cálcio, o que poderia contribuir para enfraquecer os ossos. Segundo especialistas, esse malefícios dependem muito mais do grau de sensibilidade de algumas pessoas à cafeína. qual seu lado mocinho: pesquisas apontam que o consumo moderado da bebida auxilia na concentração e na memória, diminuindo os riscos de doenças degenerativas. Há ainda evidência de que ele tenha efeito positivo na melhora do humor e em casos de depressão. Estudo publicado em 2006 e realizado pela nutricionista Rosana Perim, gerente de Nutrição do Hospital do Coração, aponta ainda que a gordura presente na bebida tem relação direta com sua preparação. "O café deve ser coado ou filtrado. Assim, é possível reter as substâncias gordurosas que podem favorecer o aumento do colesterol", explica Rosana.
     Chocolate: o que diziam dessa guloseima: era sinônimo de gordura e açúcar em excesso, por isso de alto teor calórico. Risco certo para o coração, por ser uma fonte de colesterol, o chocolate foi riscado do cardápio de pessoas preocupadas em emagrecer ou com problemas cardíacos. qual o seu lado mocinho: acredite se quiser, mas o doce ajuda a relaxar e até a dormir. Quem defende a idéia é o médico Guenther Von Eye, professor adjunto de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. "O chocolate libera endorfina, substância ligada à sensações de prazer e bem-estar, por isso ajuda a pessoa se sentir bem. Por isso, inclusive, que há sempre um bombom nos quartos de hotéis", completa o médico. Publicada pela agência internacional de notícias Reuters, uma pesquisa realizada por Ian Macdonald, da University of Nottingham Medical School, na Inglaterra, aponta ainda que o flavanol (substância presente no cacau) aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro - o que pode ser uma esperança no tratamento de danos vasculares. Mas não exagere. O doce é calórico sim e somente até 6g de chocolate por dia pode ser considerada uma quantidade de consumo saudável.
     Ovo: o que diziam dele: rico em colesterol, o ovo foi, por muito tempo, considerado o principal inimigo de pessoas com problemas cardíacos. "As pessoas só não sabem que 70% a 80% do colesterol são produzidos pelo fígado, só o restante vem da alimentação", alerta o médico Paulo Olzon, da Unifesp. qual seu lado mocinho: "Quando consumido sem exagero, o ovo apresenta risco somente para pessoas com predisposição genética a produzir de forma elevada o colesterol pelo fígado", ensina a nutricionista Eliana Cristina de Almeida, professora da Unifesp. Segundo Eliana, o ovo é ainda uma fonte rica em proteínas, vitaminas lipossolúveis (que, entre outras funções, também tem ação antioxidante), minerais e gordura insaturada (uma gordura do bem). "O ovo tem substâncias de proteção contra a arteriosclerose, por exemplo. O importante é não exagerar na dose, pois todo alimento em excesso traz prejuízos ao organismo", finaliza. E não é só. A gema oferece uma grande concentração de colina. Essa substância reveste a membrana das células (incluindo as células nervosas do cérebro) e não é produzida pelo organismo. Por isso, comer ovo é uma forma de garantir a integridade celular. Outra função da colina é formar a acetilcolina - um neurotransmissor relacionado às funções de aprendizado e memória. Alimentação
    Cereais integrais auxiliam na prevenção de doenças Divulgação O ideal para uma dieta saudável é consumir três porções ao dia A ingestão de cereais integrais pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Mas, um erro recorrente é pensar que todo cereal é integral. Veja também:
     Farelos e cereais integrais fazem bem à saúde Muitas pessoas costumam comer, principalmente pela manhã, certos cereais como flocos de milho. Este tipo mais comum de alimento é produzido da parte mais interna do grão refinada, onde se concentra o amido. Já os integrais são formados por três camadas: o farelo, comumente chamado de casca; o endosperma, que é o intermediário, e o gérmen, mais interno. Por ser o grão completo, o cereal integral é mais nutritivo, pois contém substâncias como antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios. "Os alimentos com maior quantidade de nutrientes são melhores do que os calóricos, que só dão energia", afirma a nutricionista Sílvia Cozzolino. Como os cereais integrais têm maior densidade de micronutrientes, eles aumentam a saciação, "sensação de estar plenamente satisfeito durante uma refeição", explica o endocrinologista Bruno Geloneze. Justamente por isso, as pessoas demoram mais para sentir fome, o que auxilia no controle do peso. Outro fator predominante para reduzir os riscos da obesidade é que as fibras dos cereais integrais estimulam a produção de hormônios da saciedade. Quando comemos, há um pico de glicose no sangue após a refeição. Já os integrais fazem diminuir esta quantidade da substância no sangue, contribuindo também na prevenção da diabetes. De acordo com o cardiologista Raul Dias dos Santos, os cereais integrais protegem os vasos contra a arterosclerose, ou seja, o entupimento das artérias por gordura. "Na arterosclerose, há um processo inflamatório que ao progredir pode levar uma pessoa ao enfarte do miocárdio", afirma o médico. O ideal para uma dieta saudável é o consumo de cinco a seis porções de grãos ao dia. Segundo a nutricionista, o indicado é ingerir três destas porções de cereais integrais. Apesar de os benefícios deste tipo de alimento ter sido comprovado por meio de estudos com grupos de pessoas ao longo de anos, os três especialistas são veementes ao afirmar que os cereais integrais só serão benéficos se associados a atividade física e hábitos de vida
    Campeões de saúde: Farelos e cereais integrais cereais - como o arroz e o trigo - são uma excelente fonte de carboidratos ricos em amidos e fibras. Os farelos são compostos pela casca externa indigerível destes grãos. Os benefícios que eles trazem à saúde são: Ajudar a prevenir a prisão de ventre; Ajudar a diminuir as taxas de colesterol no sangue; Gerar uma sensação de saciedade que pode levar à perda de peso; Reduzir o risco de alguns tipos de câncer, especialmente os associados à obesidade (no intestino e no estômago). Mas não exagere: o excesso de farelo reduz a absorção de cálcio, ferro e zinco e pode causar irritação intestinal, distensão abdominal e flatulência. O ideal mesmo é consumí-lo não puro, mas em alimentos que o contenham, como o arroz integral e o pão integral. Alimentação
    Campeões de saúde: Alcachofra A alcachofra é uma das campeãs em benefícios para a saúde. Ela se destaca por: diminuir os lipídios (gorduras) do sangue; estabilizar o nível de glicose no sangue; inibir o envelhecimento das células; tratar doenças hepáticas (do fígado); inibir a atividade de diversos indutores de tumores. Alimentação
     Campeões de saúde: Aveia A aveia é um cereal de alta qualidade nutricional, rica em fibras solúveis e que, portanto, ajuda no funcionamento do intestino. Além disso, alguns estudos tem mostrado que dietas suplementadas com aveia promovem: Decréscimo significativo do colesterol sangüíneo e, por isso, proteção contra doenças cardiovasculares; Efeito protetor no desenvolvimento de câncer no intestino e; Diminuição da absorção de glicose em diabéticos.
    Oleos Desde a década de 70, a baixa incidência de doenças cardíacas nas regiões banhadas pelo Mediterrâneo (Itália, Espanha, Sul da França, Grécia) chamou a atenção de pesquisadores. Eles acabaram por descobrir que o azeite de oliva era um dos principais ingredientes de sua culinária. As propriedades benéficas do azeite, principalmente virgem, são: Diminuir o colesterol das artérias (levando-o de volta ao fígado) e, conseqüentemente, ajudar no combate de doenças cardíacas; Combater a hipertensão e alguns tipos de câncer; Proteger e fortalecer os aparelhos digestivo e imunológico. Mas atenção: o azeite deve ser usado sempre cru, para dar sabor e finalizar os pratos. Se você usá-lo para cozinhar, ele vai saturar muito rápido, transformando tudo que tem de bom em ruim. Para cozinhar, use óleos de girassol, canola ou milho
     Campeões de saúde: Soja A soja é uma das plantas mais nutritivas e versáteis. é uma boa fonte vegetal de proteína, ferro e outros minerais e pobre em calorias e gorduras. Estudos indicam que ela: Aumenta o colesterol bom e diminui ruim no sangue e, com ele, o risco de doenças do coração; Previne algumas formas de câncer, em especial o de mama; As isoflavonas, presentes na soja, combatem sintomas da menopausa, como o fogacho (calorões), e podem evitar osteoporose. Seu uso é muito indicado principalmente para mulheres que não podem fazer reposição hormonal.
     Campeões de saúde: Oleaginosas Nozes, amêndoas, castanhas... são todos famosos por serem muito calóricos e, inevitavelmente acabam expulsos das dietas de quem busca mais saúde. Então, o que eles fazem nesta lista? Bem, só para começar: as nozes são o alimento vegetal que apresenta uma maior quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir muitas doenças, como: doenças coronárias; diversos tipos de câncer e loucura. A lista de benefícios não pára por aí. Se consumidas sem exagero, as oleaginosas não engordam e ainda: Diminuem o risco de morte súbita associada à parada cardíaca; Diminuem e o nível de colesterol no sangue; Podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.

     


    Tabela da Dieta dos Pontos

    Com ela ao invés de você controlar as calorias, você passa a controlar os pontos. Você pode comer qualquer coisa e cada ponto equivale a 3,6 calorias. As mulheres devem somar 300 pontos diários e os homens 400 pontos. A quantidade e a variedade são as principais características desta dieta que é uma verdadeira reeducação alimentar devido ao fato de você passar conhecer o valor de cada alimento que come. A desvantagem está na dificuldade inicial de saber quais alimentos valem mais pontos.

    ZERO PONTOS

    Temperos
    Alecrim, alho, canela, cheiro-verde, cominho, curry, gengibre, hortelã, louro, mostarda (grão), noz-moscada, pimenta, raiz-forte, sal, salsão, suco de limão, tomilho, vinagre.
    Verduras
    Acelga, agrião, alface, alga-marinha, almeirão, chicória, couve, erva-doce, escarola, espinafre, jiló, maxixe, mostarda, nabo, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, salsão, taioba, tomate.
    Bebidas
    água, café, chá, limonada (tudo sem açúcar).
                             
    10 PONTOS
    Legumes

    Abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargo, berinjela, beterraba, brócolis, broto de bambu, broto de feijão, cebola, cebolinha, cenoura, chuchu, cogumelo, couve-flor, ervilha fresca, palmito, quiabo, vagem.
                             
    11 PONTOS 
    Frutas

    Abacate (1/4 de unidade pequena)
    Abacaxi (1 rodela pequena)
    Abricó (1/2 xícara de chá)
    Ameixa (2 unidades pequenas)
    Amora (1 pires de chá)
    Banana-maçã (1 unidade)
    Banana-nanica (1/2 unidade)
    Banana-ouro (2 unidades)
    Banana-prata (1 unidade)
    Caju (2 unidades)
    Caqui (1 unidade)
    Carambola (1 unidade)
    Cereja (10 unidades)
    Damasco (2 unidades)
    Figo fresco (1 unidade)
    Framboesa (1/2 copo)
    Fruta-do-conde (1/2 unidade)
    Goiaba (1 unidade)
    Grapefruit (1/2 unidade)
    Jabuticaba (1 pires de chá)Kiwi (1 unidade)
    Laranja (1 unidade)
    Lima-da-pérsia (1 unidade)
    Maçã (1 unidade) Mamão (1 fatia pequena)
    Manga (1 unidade)
    Maracujá (1 unidade)
    Melancia (1 fatia média)
    Melão (1 fatia média)
    Morango (10 unidades)
    Nectarina (10 unidades)
    Papaia (1/4 unidade)
    Pêra (1 unidade)
    Pêssego (1 unidade)
    Pitanga (1 xícara de chá)
    Salada de frutas (1/2 porção)
    Tâmara (2 unidades)
    Tangerina (1 unidade)
    Toranja (1 xícara de chá)
    Uva (12 unidades)
    Uva passa (1 colher de sopa)                      

    15 PONTOS
    Gorduras

    Manteiga ,Margarina, óleo, Azeite, Banha, Bacon .

    20 PONTOS
    Grãos e Farináceos

    Arroz (2 colheres de sopa)
    Aveia em flocos (1 colher de sopa)
    Bardana (2 pedaços pequenos)
    Batata (1 unidade média)
    Batata-doce (1 unidade pequena)
    Creme de milho (1 colher de sopa)
    Cuscuz (1 fatia média)
    Ervilha (4 colheres de sopa)
    Farelo de aveia (1 colher de sopa)
    Farelo de trigo (2 colheres de sopa)
    Farinha de trigo (2 colheres de sopa)
    Farofa (1 colher de sopa)
    Fava (2 colheres de sopa)
    Feijão (4 colheres de sopa)
    Feijão-branco (2 colheres de sopa)
    Flocos de arroz (1 colher de sopa)
    Flocos de milho (1 colher de sopa)
    Fubá (1 colher de sopa)
    Gergelim (1 colher de sobremesa)
    Germe de trigo (1 colher de sopa)
    Grão-de-bico (3 colheres de sopa)
    Lentilha (4 colheres de sopa)
    Macarrão cozido (1 xícara de chá)
    Maisena (1 colheres de sopa)
    Mandioca (1 pedaço pequeno)
    Mandioquinha (3 pedaços pequenos)
    Matzá (1 unidade)
    Milho verde (3 colher de sopa)
    Polenta assada (1 fatia pequena)
    Purê de batata (1 colher de sopa)
    Risoto (1 ½ colher de sopa)
    Sucrilhos (1 colher de sopa)
    Tapioca (2 colheres de sopa rasas)
    Trigo sarraceno (1 ½ colher de sopa)

    Pães e Bolachas

    Cream cracker (3 unidades)
    Bolacha de água (3 unidades)
    Broa de milho (1/3 de unidade)
    Croissant (1/3 de unidade)
    Pão de centeio (1 fatia)
    Pão comum (1 fatia)
    Pão de fôrma (1 fatia)
    Pão de glúten (1 fatia)
    Pão de hambúrguer (1/3 de unidade)
    Pão de hot-dog (1/3 de unidade)
    Pão de leite (1 fatia)
    Pão de queijo (1 unidade pequena)
    Pão francês (1/2 unidade)
    Pão integral (1 fatia)
    Pão italiano (1 fatia pequena)
    Pão sírio (1 unidade pequena)
    Torrada (1 fatia).

    25 PONTOS
    Carnes

    Almôndega (1 unidade média)
    Arenque defumado (1 porção pequena)
    Atum em conserva (1 colher de sopa)
    Aves sem pele (1 porção pequena)
    Bacalhau (1 pires de café)
    Cabrito (1 porção pequena)
    Camarão seco (1 colher de sopa)
    Caranguejo (1 pires de chá)
    Carne de soja (1 porção média)
    Carne gorda de vaca (1 porção pequena) (costela, alcatra, cupim, músculo, 
    picanha, rabada)
    Carne magra de vaca (1 porção média)
    Carne moída (2 colheres de sopa)
    Carne-seca (1 colher de sopa)
    Coelho (1 porção pequena)
    Cordeiro (1 porção pequena)
    Fígado de boi (1 porção pequena)
    Hambúrguer (1 unidade)
    Lagosta (1 porção pequena)
    Língua (1 fatia fina) Lingüiça (1 unidade)
    Lombo defumado (1 porção pequena)
    Lula (1 pires de chá)
    Marisco (1 xícara de chá)
    Miolo (1 porção pequena)
    Miúdos (1 porção pequena)
    Ostras/mexilhões (5 unidades médias)
    Ovo (1 unidade)
    Ovo de codorna (4 unidades)
    Peito de peru defumado (2 fatias finas)
    Peixe em conserva (1 colher de sopa)
    Peixe fresco (1 porção média)
    Peixe salgado (1 porção pequena)
    Polvo (1 pires de chá)
    Porco (1/2 porção pequena)
    Presunto (1 fatia fina)
    Quibe assado (1 fatia média)
    Quibe cru (1 porção média)
    Rã (1 pires de chá)
    Rosbife (2 fatias finas)
    Salmão defumado (1 porção pequena)
    Salsicha (1 unidade)
    Sardinha em óleo (1 unidade)
    Sardinha em tomate (3 unidades)
    Sardinha fresca (5 unidades)
    Vieira (1 pires de chá).

    Queijos

    Alouette natural (1 colher de sopa rasa)
    Camembert (1 fatia pequena)
    Fondue (1 colher de sopa)
    Gorgonzola (1 fatia pequena)
    Gruyére (1 fatia pequena)
    Minas (1 fatia média)
    Mussarela (1 fatia pequena)
    Mussarela de búfala (1/2 unidade)
    Parmesão (1 colher de sopa rasa)
    Polenguinho (1 unidade)
    Prato (1 fatia pequena)
    Provolone (1 fatia pequena)
    Tofu (1 fatia grande)
    Requeijão (2 colheres de sobremesa)
    Ricota (1 fatia grande)
    Roquefort (1 fatia pequena).
     
    42 PONTOS
    Leite e Derivados

    Coalhada seca (2 colheres de sopa)
    Creme de leite (2 colheres de sopa)
    Iogurte (1 copo - 200 ml)
    Iogurte desnatado (2 copos - 400 ml)
    Leite de soja (1/2 copo - 100 ml)
    Leite integral (1 copo - 200 ml)
    Leite integral em pó (1 ½ colher de sopa)
    Leite desnatado (2 copos - 400 ml).


    PONTOS EXTRAS

    Para frituras multiplique o valor do alimento por 3. Para alimentos à milanesa ou empanados, multiplique por 4. Nas refeições caseiras, acrescente 15 pontos à soma (referentes ao óleo usado no preparo).

    APERITIVOS E LANCHES
     
    Amêndoa (1 unidade) - 5 pontos
    Amendoim (1 colher de sopa) - 45 pontos
    Azeitona (1 unidade) - 5 pontos
    Barra de cereais (1 unidade) - 28 pontos
    Batata chips (80 gramas) - 118 pontos
    Batata frita (porção grande) - 110 pontos
    Beirute - 140 pontos
    Biscoito de polvilho (50 gramas) - 60 pontos
    Castanha de caju (1 colher de sopa) - 35 pontos
    Castanha-do-pará (1 colher de sopa) - 35 pontos
    Caviar (4 colheres de chá) - 25 pontos
    Cebolinha em conserva (2 colheres de sopa) - 10 pontos
    Croquete (1 unidade pequena) - 10 pontos
    Coxinha (1 unidade pequena) - 10 pontos
    Empadinha (1 unidade pequena) - 10 pontos
    Esfiha (1 unidade pequena) - 10 pontos
    Folhado (1 unidade pequena) - 10 pontos
    Hambúrguer - 72 pontos
    Misto-quente - 90 pontos
    Nozes (1/2 xícara de chá) - 50 pontos
    Pastel (1 unidade pequena) - 10 pontos
    Patê de berinjela (1 colher de chá) - 10 pontos
    Patê de fígado (1 colher de chá) - 15 pontos
    Patê de galinha (1 colher de chá) - 10 pontos
    Pinhão cozido (1 xícara de chá) - 40 pontos
    Pistache (1/2 xícara de chá) - 50 pontos
    Quibe (1 unidade pequena) - 10 pontos
    Sanduíche tipo americano - 160 pontos
    Semente de abóbora (1/2 xícara de chá) - 40 pontos
    Tapioca (1 porção) - 90 pontos
    Torresmo (1 colher de sopa) - 30 pontos
    Torta salgada (1 pedaço médio) - 50 pontos
    Tremoço (1 xícara de chá) - 55 pontos

    BEBIDAS - As alcoólicas valem mais pontos

    água-de-coco (200 ml) - 10 pontos
    Batida de frutas (100 ml) - 60 pontos
    Caldo de cana (200 ml) - 45 pontos
    Cerveja ou chope (200 ml) - 24 pontos
    Gim (1 dose) - 40 pontos
    Licor (1 dose) - 50 pontos
    Refrigerante (200 ml) - 22 pontos
    Suco de maçã (1 caixinha) - 25 pontos
    Suco de vegetais (1 caixinha) - 15 pontos
    Saquê (1 dose) - 40 pontos
    Vermute (1 dose) - 40 pontos
    Vinho (1 taça) - 35 pontos
    Vodca (1 dose) - 40 pontos
    Uísque (1 dose) - 40 pontos

    DIET & LIGHT

    Bala (1 unidade) - 2 pontos
    Cappuccino (1 colher de chá) - 5 pontos
    Chocolate em pó (1 colher de chá) - 10 pontos
    Frozen yogurt (1 porção) - 17 pontos
    Gelatina (1 taça) - 5 pontos
    Geléia (1 colher de chá) - 3 pontos
    Groselha (2 colheres de sopa) - 5 pontos
    Iogurte (1 copo) - 18 pontos
    Pudim (1 porção) - 20 pontos
    Refresco (1 copo) - 5 pontos
    Sorvete (1 bola) - 37 pontos
    Picolé (1 unidade) - 12 pontos
    Waffle (1 unidade) - 3 pontos

    DOCES Só de vez em quando!

    Achocolatados (1 colher de sopa) - 25 pontos
    Açúcar (1 colher de sopa) - 20 pontos
    Açúcar mascavo (1 colher de sopa) - 20 pontos
    Alfajor (1 unidade) - 90 pontos
    Arroz-doce (2 colheres de sopa) - 35 pontos
    Bala (1 unidade) - 6 pontos
    Biscoito recheado (1 unidade) - 30 pontos
    Bolacha (3 unidades) - 25 pontos
    Bolo simples (1 fatia) - 50 pontos
    Bomba de creme (1 unidade) - 140 pontos
    Brigadeiro (1 unidade) - 30 pontos
    Canjica (2 colheres de sopa) - 45 pontos
    Chiclete (1 unidade) - 6 pontos
    Chocolate (1 tablete pequeno) - 60 pontos
    Coberturas (1 colher de sopa) - 25 pontos
    Cocada (1 unidade pequena) - 40 pontos
    Coco ralado (1 colher de sopa) - 15 pontos
    Cookie (1 unidade) - 25 pontos
    Doce de abóbora (1 colher de sopa) - 35 pontos
    Doce de leite (1 colher de sopa) - 25 pontos
    Fios de ovos (1 porção) - 70 pontos
    Frutas cristalizadas (1 colher de sopa) - 20 pontos
    Gelatina (1 taça) - 19 pontos
    Geléia de frutas (1 colher de sobremesa) - 12 pontos
    Goiabada (1 colher de sopa) - 20 pontos
    Leite condensado (1 colher de sopa) - 20 pontos
    Leite de coco (1/2 copo) - 60 pontos
    Maria-mole (1 unidade) - 40 pontos
    Mel (1 colher de sopa) - 17 pontos
    Merengue (1 unidade) - 60 pontos
    Musse de chocolate (1 taça) - 55 pontos
    Paçoca (1 unidade) - 35 pontos
    Pamonha (1 unidade) - 55 pontos
    Panetone (1 fatia fina) - 35 pontos
    Pé-de-moleque (1 unidade pequena) - 40 pontos
    Picolé com leite (1 unidade) - 40 pontos
    Picolé de frutas - 20 pontos
    Pudim (1 fatia média) - 40 pontos
    Sagu + suco de frutas (2 colheres de sopa) - 13 pontos
    Sonho (1 unidade) - 100 pontos
    Sorvete (1 bola) - 50 pontos
    Suspiro (1 unidade pequena) - 25 pontos
    Torta doce (1 fatia média) - 55 pontos

    MASSAS

    Não esqueça de somar as calorias do molho
    Canelone (1 unidade média) - 20 pontos
    Capelete (1/2 xícara de chá) - 20 pontos
    Lasanha (1 fatia média) - 170 pontos
    Nhoque (3 colheres de sopa) - 20 pontos
    Panqueca (1 unidade) - 70 pontos
    Pizza (1 fatia média) - 70 pontos
    Ravióli (1/2 xícara de chá) - 20 pontos

    MOLHOS

    A medida é 1 colher de sopa
    Bolonhesa - 17 pontos
    Branco - 17 pontos
    Catchup - 10 pontos Inglês - 7 pontos
    Mostarda - 7 pontos
    Maionese - 40 pontos
    Soja - 6 pontos

    PRATOS

    Receitas caseiras e especialidades de restaurantes
    Bife à parmegiana (1 porção) - 135 pontos
    Camarão com catupiry (2 colheres de sopa) - 50 pontos
    Estrogonofe (2 colheres de sopa) - 55 pontos
    Feijoada (2 colheres de sopa) - 25 pontos
    Homos (1 colher de sopa) - 30 pontos
    Kafta (1 espetinho) - 60 pontos
    Salada de maionese (1 colher de sopa) - 55 pontos
    Sashimi (1 porção) - 25 pontos
    Suflê de legumes (1 porção média) - 40 pontos
    Suflê de queijo (1 porção média) - 60 pontos
    Sushi (1 unidade) - 15 pontos
    Tabule sem azeite (3 colheres de sopa) - 20 pontos
    Vatapá (1 porção) - 35 pontos

    SOPAS

    A porção é 1 concha
    Caldo de carne - 10 pontos
    Caldo de galinha - 20 pontos
    Canja (sem pele) - 30 pontos
    Consomê de carne - 5 pontos
    Creme de aspargo - 30 pontos
    Creme de cebola - 15 pontos
    Creme de cogumelo - 30 pontos
    Creme de ervilha - 35 pontos
    Sopa de feijão-branco - 35 pontos
    Sopa de vegetais (enlatada) - 35 pontos.


     


     


     











    !







    PUBLICIDADE










    Desintoxicar, aumentar a imunidade, ajudar a equilibrar os hormônios, estimular o intestino, segurar a fome... Você consegue tudo isso batendo os ingredientes certos no liquidificador. Os dez shakes criados pela nutricionista Márcia Dal Medico, do Spa Jardim da Serra, em São Pedro (SP), ainda têm boas doses de vitaminas e minerais – além de ser saborosos e rápidos de fazer. Cada receita rende um copo de cerca de 200 mililitros. “Os sucos devem ser feitos e tomados na hora, de preferência em jejum, para que você consiga aproveitar melhor os nutrientes”, avisa a especialista. Bom apetite!




    por Shâmia Salem | Foto Duca Valery




    Clique nas receitas e confira os ingredientes e benefícios dos shakes









    Shake energético




    Matéria: Shakes poderosos




    por Shâmia Salem



    130 calorias

    • 1/2 xíc. (chá) de erva-cidreira picada
    • 1/4 de maçã
    • 1 rodela de abacaxi
    • 1/2 copo (100 ml) de suco de laranja
    • 1 col. (sopa) de mel

    Benefícios
    Além de ser fonte de cálcio, vitamina C, fósforo e potássio, a bebida é um excelente energético, pois contém ingredientes com alto teor de glicose, como mel e abacaxi.

    Veja também
    • Mais receitas com shakes
    • Dieta do shake: - 5 kg com shakes e dieta desintoxicante


    Encontre a sua receita:


    Shake antigordura




    Matéria: Shakes poderosos




    por Shâmia Salem



    85 calorias

    • 1/2 col. (sopa) de farelo de trigo
    • 3 ameixas-pretas sem caroço
    • 1/2 col. (sopa) aveia
    • 1 copo (200 ml) de iogurte natural desnatado

    Benefícios
    A bebida fornece cálcio, zinco, vitaminas A e do complexo B. E também fibras solúveis e insolúveis, que aumentam o bolo fecal, estimulam o intestino e varrem o excesso de gordura no sangue.

    Veja também
    • Mais receitas com shakes
    • Dieta do shake: - 5 kg com shakes e dieta desintoxicante



    Shake desintoxicante




    Matéria: Shakes poderosos




    por Shâmia Salem



    180 calorias

    • 1/2 fatia de abacaxi
    • 1/4 de cenoura
    • 1/4 de maçã
    • 1/2 col. (chá) de mel
    • 3/4 de copo (150 ml) de água

    Benefícios
    Rico em vitamina C, cálcio e cobre, o suco serve tanto para aumentar a resistência contra infecções quanto para combater a anemia e desintoxicar o organismo.